quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Arquitetura Sustentável

Características

Esse movimento surgiu na década de 1970 e defende cuidados básicos visando alterar ao mínimo possível o meio ambiente em que a estrutura se insere:usar o máximo possível dos recursos naturais em iluminação, ventilação e vegetação; reduzir ao máximo o consumo de água e energia, tanto na construção como na pós-ocupação, através de uma gestão responsável destes recursos; levar em conta a situação do local onde se está construindo e minimizar o impacto da construção no entorno; utilizar materiais ecológicamente corretos; fazer uma investigação do uso de materiais recicláveis e técnicas alternativas que evitem a alteração da composição do solo, aterros, a emissão de gás carbônico, o aquecimento e o desequilíbrio do sistema de chuva; prevêr uma gestão de resíduos durante a construção e na pós-ocupação.

Energia

O objetivo principal da arquitetura sustentável é a eficiência energética no ciclo de vida de um edifício, principalmente nos países onde a energia não é de fonte renovável e ocasiona emissão de gases de efeito estufa em sua produção. Existem diversas formas de se reduzir o consumo de energia em um edifício e na arquitetura sustentável, estas formas são reunidas e ampliadas, utilizando sempre que possível os recursos naturais para ventilação e iluminação. O próprio edifício, dependendo do local onde implantado, pode produzir parte sua energia, através de painéis solares ou energia eólica. Fontes de energia alternativas para alimentar o edifício também devem ser consideradas. Atualmente pesquisas são feitas em torno de novos recursos para produção de energia, tais como a biomassa e as pequenas centrais hidrelétricas, que por serem de menor porte, implicam em menor impacto no ambiente onde se inserem.Iluminação Natural O uso de vidros duplo insulados (com baixa transmissão de calor e alta transmissão de luminosidade) e de iluminação zenital são recursos que contribuem para a redução do consumo energético.Ventilação O uso correto da ventilação natural pode beneficiar o edifício, eliminado ou minimizando a necessidade de ar condicionado.

Vegetação

O paisagismo pode ser um aliado no controle térmico da construção, proporcionando sombra em fachadas e reduzindo a temperatura na pavimentação.

Água

O projeto de um edifício sustentável deve prever a redução no consumo de água e uma gestão inteligente deste recurso, através de tecnologias de reúso de água (a água utilizada retorna ao edifício, normalmente para ser utilizada nas bacias sanitárias e irrigação de jardins), utilização das águas pluviais e equipamentos de redução de consumo tais como torneiras e chuveiros com temporizadores ou sensores, válvulas de descarga dual-flush e redutores de vazão.

Materiais Ecológicos

São considerados materiais ecológicos aqueles produzidos com menor impacto no meio-ambiente. Entre os utilizados na construção sustentável pode-se citar: tijolos de solo-cimento, o adobe, tintas sem componentes voláteis tóxicos, materiais reciclados, madeira certificada ou de curto ciclo de renovação, entre outros.Os materiais regionais são priorizados na construção sustentável, pois reduzem o percurso de transporte e emissão de gás carbônico da queima do combustível e priorizam o desenvolvimento do comércio/indústria regional.

Resíduos

Os resíduos da construção civil têm impacto significativo no volume de resíduos das cidades. Em São Paulo (cidade), por exemplo, 55% dos resíduos são produzidos pela construção civil. Em Ribeirão Preto, este número chega a 70%, conforme dados da SindusCon - SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), sendo que 75% deste entulho vem de construções informais, reformas ou demolições feitas pelos próprios moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário