segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Frank Gehry


Frank Owen Gehry, nascido Ephraim Owen Goldberg (Toronto, 28 de fevereiro de 1929) é um arquiteto canadense, naturalizado estado-unidense, ganhador do Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura.
Gehry conhecido pelo seu design arrojado na arquitetura, repleto de estruturas curvas, geralmente em metal. Seus projetos, implantados em diferentes cidades do mundo, tornaram-se atrações turísticas e incluem residências, museus e sedes de empresas. Sua obra mais famosa é o Museu Guggenheim Bilbao, em Bilbao, Espanha, todo feito revestido de titânio. Outros projetos importantes são o Walt Disney Concert Hall no centro de Los Angeles, a Casa Dançante em Praga, República Checa, e sua residência particular, em Santa Mônica, California, os quais marcaram o início de sua carreira.
Nascido em Toronto numa família judaica, Gehry mudou-se aos dezessete anos para Los Angeles, Califórnia, para depois se formar na Universidade da Califórnia em arquitetura. Depois estudou planejamento urbano em Harvard. Atualmente vive em Los Angeles.
Em 2007 projectou e realizou no Walt Disney Concert Hall um palco desmontável inspirado numa taverna lisboeta, para a actuação da cantora portuguesa Mariza naquela sala. Foi a primeira vez que Frank trabalhou tão próximo de um artista ligado à música.



Principais Obra



Casa Dançante
Centro Stata
Vitra Design Museum
Museu Guggenheim Bilbao
Hotel Marqués de Riscal
Walt Disney Concert Hall, inaugurado em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário